BOMBOM é travar a barragem

Posted: Abril 12, 2012 in Uncategorized

acampámos, discutimos, planeámos coisas, cozinhámos, debatemos e engendrámos acções que levassem a voz do rio Tua para fora do vale. para os telejornais e até para o cavaco, que nos presenteou com uma visita involuntária ali ao lado, em Alijó. criámos planos e deixámo-nos regar de informação: porque afinal, não há só uma EDP e um rio Tua: há um Plano Nacional de Barragens, há um governo a precisar de injectar capital público em empresas, há uma União Europeia em esforço por manter o «bom aluno» e um povo anestesiado que custa acordar.

visitámos o laranjal do Ricardo, na Califórnia. em S. Mamede de Ribatua, descemos um vale imenso até ao barulho do rio e entrámos num numeroso laranjal, onde várias espécies de laranjeiras garantem vazão um ano inteiro. sentámo-nos com os pés na água naquele fundo mais fundo do vale, onde já só há chão, e vimos com os nossos olhos todos os socalcos de pedra, terra e árvore que ficarão submersos pela subida das águas, causada pela barragem.

são as melhores laranjas do mundo (a veracidade vem da razão, a verdade vem do coração) e parte delas vão desaparecer debaixo de água, ou ser cortadas, ou ter assim algum destino que custa imaginar. conversei com o Ricardo e pensámos em fazer rebuçados com aquelas laranjas, que pudéssemos distribuir como veículo para dar a conhecer a mensagem. se para mim foi detonador senti-las, vê-las e sabê-las («porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura»), então porque não falar com outras pessoas através das laranjas?

assim foi um longo processo de aprender a fazer rebuçados, em muitas experiências falhadas mas muita sabedoria acumulada sobre calda de açúcar. as laranjas da Califórnia que trouxe comigo transformaram-se em bombons. agora vão derreter-se nas bocas da malta… e não na barragem. (sandra coelho)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s