O ACTUA já começou!

Posted: Março 11, 2012 in Uncategorized

Neste primeiro fim de semana, mais de 30 pessoas vieram até Foz-Tua, Trás-os-Montes, para dizer não à barragem da EDP e à destruição deste vale lindíssimo em nome do lucro. Pessoas que vieram de todo o país e de outros países da europa, num exemplo de resistência e determinação pela defesa desta região.
Nesta primeira fase, montámos a cozinha, um ponto de informação e um painel solar que nos fornece energia. Têm sido dias de convívio com a população, em que surgem muitas afirmações de revolta contra a barragem e de apoio ao acampamento.
Houve passeios pelo vale, conversas e tomadas de decisão colectivas, convívios com música ao pôr-do-sol, saborosas refeições com produtos locais oferecidos pelos vizinhos…
O cenário é deslumbrante, junto ao ponto onde o rio Tua encontra o Douro – a cinco minutos do local onde este crime colossal está a começar. Um cenário tragicamente marcado pelas explosões que rasgam os céus de dia e de noite: o eco do dinamite a destruir as montanhas faz vibrar de tristeza o Vale do Tua e aqueles que o ouvem. E impele-nos a agir. Esta quarta-feira assinalamos o Dia Internaciconal de Acção pelos Rios. No próximo sábado fazemos um protesto junto às obras de construção. Todos os dias há novas actividades. Vem ter connosco até Foz-Tua, contamos contigo para travar a construção da barragem!

Comentários
  1. Carla Sena diz:

    Era Bom que existisse um livestream da acampada?

  2. voza0db diz:

    Por favor digam-me que têm a noção de que sabem que assim não vão impedir coisa nenhuma?
    Tudo bem… fazem umas actuações…. põem uns a tocar e cantar e a dançar… põem outros a ir até aí e a ler uns papéis…e, enquanto isso, a construção continua!
    Acreditam que assim vão lá❓🙄
    Acreditam que com isto a barragem não vai ser construída❓

    • miguel diz:

      Como se vai lá?

      • voza0db diz:

        Pois Miguel… só o facto de perguntares atesta a realidade de que a finalização da construção é um facto consumado! Ou então estás numa de brincar…😉

        Como poderiam lá ir?

        Boicote Activo e Subversivo… Como compreendes, espero eu, não posso por motivos mais que óbvios, escrever na NET mais que isto!

        Se preferes… sempre posso escrever como o outro… “É necessário que um sobressalto cívico…”, “…É altura dos Portugueses despertarem da letargia em que têm vivido…”

        Pessoalmente não digiro bem este articulado, mas há quem goste!

        Continuação de boa ACTUA.

  3. miguel diz:

    Voza0db, pergunto porque gostaria de saber se tinhas e qual seria alguma outra forma de luta. para mim todas são válidas, sejam aquelas que não queres pronunciar sejam aquelas que estão a tomar lugar neste momento no acampamento. Nunca há factos consumados, mas se há alguma coisa que contribui para a letargia sâo os constantes ataques que aqueles que percebem que é preciso lutar fazem uns contra os outros.. E como crianças a jogar um jogo lá desdenham dos outros “Não é assim que se luta! É assim como eu digo! (mas faço??)”
    Gostava de ver a luta unida em todas as suas formas, pois ela será tão diversa quanto forem as pessoas nela envolvida, e também na luta a diversidade é uma vantagem!

    Vamos olhar na mesma direcção, pois temos os mesmos objectivos!

    • voza0db diz:

      Miguel… não ataquei esta forma de luta… apenas dei a conhecer a minha opinião, que é fruto da observação do passado. E nem refiro outros países pois aí a estatística ainda abona mais a meu favor, infelizmente.
      Nunca vos disse “não é assim que se luta”…

      Se continuam a acreditar, e posso deduzir que sim pela falta de resposta às minhas perguntas atrás colocadas, que desta forma vão impedir a continuação da construção da barragem… então força aí…

      Abraço e continuação de boa ACTUA.😎

  4. Leen Van Melle diz:

    foi so mais de trinta pesoas?It is a cheam yhat I dit not go the blame is on me ,Sorry can I do something else to suport you? is there a online petition?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s